CONSULTORIA

O que é:
Sob diversos formatos de serviços, a consultoria de estilo é o trabalho de um profissional de procura descobrir qual necessidade de imagem a pessoa/instituição que lhe solicita consulta necessita.
Isso quer dizer que todos, indivíduos ou grupos, possuem um estilo, uma forma de apresentar-se, mas ao solicitar este serviço estão descontentes, insatisfeitos com essa produção e acreditam necessitar de um terceiro para modificações, ajustes ou reestruturação total.
O profissional de estilo precisa estar atento ao jeito de ser de seu cliente para respeitá-lo podendo desenvolver soluções que produzam sentido. A imagem no espelho precisa ser reconhecida como familiar para que o resultado seja satisfatório.

Serviços:
Avaliação Pessoal de Estilo – não será data nota para as composições que o cliente é capaz de fazer em seu guarda-roupas. É feita breve organização das peças de vestuário e acessórios e o cliente é encorajado a mostrar o que usa no dia-a-dia nos diversos ambientes (trabalho, lazer, em casa, para viajar, etc). Os “looks” são fotografados e, se possível alguns vestidos. Essas ações são feitas durante 2 (dois) até 4 (quatro) encontros. Será devolvida uma pasta com fotografias, imagens e pequeno texto de devolução contendo sensações que foram expressadas pelo cliente. A devolução é o último encontro da avaliação onde o cliente é encorajado a responder se percebe-se como foi descrito.

Consultoria de Estilo Pessoal – a partir de uma avaliação (ou mesmo sem ela) pode-se detectar muitas necessidade de um profissional para auxiliá-lo (a) em problemas gerais ou pontuais. Abaixo listadas algumas delas:

- Escolha de roupa para evento específico: inicialmente será avaliada a necessidade de aquisição, reforma de peça já obtida, aluguel ou confecção. Em qualquer uma dessas necessidade o profissional acompanha (se necessário) o cliente para resolução do problema. Na aquisição indica onde encontrará o que necessita (poderá acompanhá-lo), na reforma é indicado um profissional de confiança para executar o serviço e o mesmo no aluguel, e no caso de confecção de peça nova será indicado profissional para desenho deste peça, tecido adequado (ao clima, ao evento, ao objetivo) e profissional de modelagem/corte/costura competente para atendê-lo (a);

- Seleção de peças-chave: seu guarda-roupas possui ótimas peças, mas não lhe facilita composições é percebida a aquisição de peças-chave, básicas e neutras para ampliar (caso seja o desejo do cliente) o uso das peças. Cada cliente possui uma cartela de básicos muito pessoal: poderá ser um jeans reto, uma calça preta, camisa branca, uma saia longa e estampada ou uma camisa poá. Sim, cada pessoa necessita de diferentes “curingas” que lhe possibilitarão gostar mais do que já está em seu closet. Neste caso lhe é devolvida uma série de sugestões e o cliente escolhe se precisará de auxílio para tais aquisições. Tudo é feito baseado no orçamento do cliente: moda não deve ser motivo de angústia exacerbada para ninguém;

- “Limpeza” e conservação de peças: eventualmente o guarda-roupa está completo, mas sobram algumas peças não utilizadas ou não mais queridas e outras necessitando reformas, ajustes (para menos ou para mais) e reparos. Será avaliada junto ao cliente o quanto vale a pena cada reparo (financeiramente e pelo valor da peça) e indicada o local especializado para cada uma;

- Estudo de formas/cores: quando você possui quantidade, qualidade e beleza no seu guarda-roupa, mas não tem certeza de que pode combinar como imaginou. O profissional fará estudo relacionando sobre sua capacidade criativa e seu desejo e também sua necessidade;


- Consultoria de Estilo Empresaria/Institucional: Assim como na consultoria pessoal, mas com as nuances do espaço coletivo, da necessidade de visibilidade que estes espaços demandam. Para empresas, instituições de pequeno e médio porte:

- Elaboração de “código” para vestir para funcionários: se a empresa deseja passar uma imagem de segurança, criatividade ou autonomia talvez não seja necessário o uso do uniforme. Entretanto passar aos funcionários, e forma eficaz, a imagem que eles devem passar com as roupas que estão utilizando é papel difícil. Junto à diretoria e líderes (mas considerando a opinião de toda hierarquia da empresa) traça-se a imagem e o profissional elabora características e elementos de vestuários bem-vindos e algumas restrições. A implementação deste plano é feito de forma transversal, de forma a atingir todos os níveis hierárquicos transformando a imagem do local uma linguagem corrente onde todos se reconheçam como colaboradores;

- Brechó de Troca: detalhes do link Sobre o Brechó:

- Palestras: sobre temas relacionados à moda, moda e psicologia, moda e psicanálise, arte e moda, estilo, códigos do vestir (estes para empresas e escolas). Com experiência em docência pelo mestrado e cursos de extensão, é possível ministrar uma palestra preconcebida ou pensando na demanda da instituição. 
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