O Brechó de Troca iniciou em janeiro de 2009. A ideia foi amadurecida por anos pela consultora de estilo Helena Soares para atender uma demanda atual de proporcionar novas relações com a moda.
Como funciona:
Os encontros são promovidos em vários locais da cidade (Porto Alegre e outras interessadas). Há divulgação em espaços virtuais de mídia e os participantes confirmam sua participação.
Cada um leva de 5 até 20 peças de vestuário e/ou acessórios. A maior dúvida sempre é o que levar. Sugere-se TUDO: o que não estiver sendo usado, seja novo ou usado, pequeno ou grande, seu ou de terceiros que também querem se desfazer de suas peças. Não há julgamento acerca de possível qualidade do que é levado.
É cobrado pequeno ingresso de participação, mas além disso o ninguém cobra $$ por suas roupas. A ideia é trocar, passar adiante para alguém que demonstre interesse. Valem trocas diretas de peça por peça e outros tipos também: 2 por 1, 5 por 1, triangulação, blusa por brinco, calça por casaco,...
As trocas são coordenadas pela consultora de estilo Helena Soares, quando necessário, pois o papo costuma rolar solto. Primordialmente o BRECHÓ DE TROCA é espaço de convívio que usa a moda como argumento para reunir pessoas.
Pode-se trocar até 20 peças no mesmo encontro por valor simbólico de participação (divulgado a cada encontro) e ainda conhecer pessoas novas ou rever amigos usando o espaço para possíveis reencontros.
Outros usos do BRECHÓ DE TROCA
Empresarial:
O Brechó de Troca pode ser contratado por empresas com os seguintes objetivos: experimentação do conceito de sustentabilidade, integração de funcionários em diferentes filiais, integração de equipes, trabalho assistencial entre funcionários durante e no final-de-ano, integração de diferentes níveis hierárquicos.
O trabalho poderá ser feito pontualmente (apenas o encontro) ou todo o processo: é feita a mídia interna com os funcionários-público, organização do espaço e a coordenação do evento propriamente dito.
Evento de promoção do local:
Uso do Brechó de Troca para atrir novos clientes para o seu estabelecimento. Também pode ser feito pontualmente ou toda a produção do evento na mídia.