6.10.10

ronaldo brasileiro fraga

Então, um tempo após a visita ao Brasil Rural fui dar uma olhada nos desfiles que me interessam das fashion weeks (muito poucos aliás). Como sempre o Ronaldo Fraga me emocionou.

Mas dessa vez mereceu um post.

Todos os dias a gente é bombardeado de informações na família, no trabalho, na rua e o filtro nem sempre é o melhor (aliás tema de uma interessante coleção da Isabela Capeto). Pois o Ronaldo (olha a intimidade, hahahaha) me encanta nisso inclusive. Percebi que ele pode unir o aprendizado que teve ministrando os cursos/oficinas pelo projeto, com sua cultura pessoal e consciência social.

Resultado: coleção verão 2011 "Turista Aprendiz"




Para começar a exaltação de Mario de Andrade já é de muito bom gosto. A semana de arte moderna é pouco falada como expressão cultural no dias de hoje.
Ele se compara ao artista na sua produção. Em seu blog diz que Mário "Bebeu e comeu cores e nomes" (http://ronaldofraga.com/blog/?m=201006). Ronaldo o faz também.

Não se joga uma experiência dessas no lixo. Não se abusa da experiência para lucrar com isso. A crítica comenta que a coleção enfraqueceu sua imagem (http://ffw.com.br/desfiles/sao-paulo/verao-2011-rtw/ronaldo-fraga/home/) e que não emocionou os convidados. Bem, sinto muito para quem não acompanha a intensidade do artista...



Penso que este artesanato nordestino que inspirou Ronaldo é maior do que sua trajetória. Poucos têm a humildade de admitir algo assim.
O desfile foi um grande esforço de mostrar nosso potencial de manufatura e a relevância mundial desse tipo de produto. Foi também uma lembrança de que somos brasileiros e que Mário nos lembrou disso através de seu livro-diário-de-viagem.

Na moda do tema sustentabilidade é preciso lembrar: só se sustenta aquilo que é eterno, durável: a pureza dos nobres materiais, a paciência da manufatura, a cultura que se produz com esse conhecimento técnico e artesanal,o reconhecimento disso tudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NoDerivs 3.0 Unported License.