Pensar o mundo contemporâneo em seus coletivos e indivíduos abre a necessidade da reflexão sobre alguns temas. Dentre eles, pode-se destacar a Moda. Inúmeras questões são influenciadas por ela e, por isso, demanda importantes reflexões. Quem é o sujeito da Moda? Quais os efeitos na subjetividade que a Moda é capaz de produzir? Qual o papel do Designer de Moda e demais profissionais do ramo na construção da Moda na contemporaneidade? Quais implicações éticas podem advir da criação do artigo de Moda? Essas são algumas questões que se pretende provocar e refletir no curso, a partir da interseção da Psicologia, Psicanálise, Moda, Design, Arte, Sociologia, e demais disciplinas que se prestam a esta demanda.
OBJETIVOS:
- Ampliar a noção da implicação no ato criativo;
- Instigar o pensamento da Moda para além do consumo, sem ignorar a presença e relevância do mesmo;- Propiciar o estudo interdisciplinar da Moda;
- Oferecer a proposta de pensamento e de criação de Moda ligados à constituição subjetiva.
PÚBLICO INTERESSADO:
Estudantes e profissionais das áreas de Design de Moda, Psicologia, Artes Plásticas, Sociologia, História e demais disciplinas afins. Consultores de Moda e Estilo e Profissionais de nível técnico na área de Moda, com interesse em ampliar conhecimentos.
PROGRAMA:
- Conceito de sujeito e coletivos articulados à noção de inconsciente e imagem do corpo;
- Efeitos da passagem da modernidade para pós-modernidade na sociedade – Moda como eixo articulador – nos sujeitos e relações sociais;
- Conceito de ato criativo e articulação com implicação e ética;
- Moda como dispositivo transformador: regionalismo, sustentabilidade, design – alguns casos de sucesso
- Conceito de sujeito e coletivos articulados à noção de inconsciente e imagem do corpo;
- Efeitos da passagem da modernidade para pós-modernidade na sociedade – Moda como eixo articulador – nos sujeitos e relações sociais;
- Conceito de ato criativo e articulação com implicação e ética;
- Moda como dispositivo transformador: regionalismo, sustentabilidade, design – alguns casos de sucesso
Carga Horária: 16h
Período: 09/04/2012 a 16/04/2012
Dias das Aulas: segundas e quartas-feiras das 19h às 23h
Local: Campus UNISINOS Porto Alegre - sala CPA 205 - Rua Luiz Manoel Gonzaga, 744 - Bairro Três Figueiras
Promoção: Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unidade Acadêmica de Educação Continuada -
Escola de Design Unisinos
Escola de Design Unisinos
Informações e inscrição: atendimento@unisinos.br ou
Nenhum comentário:
Postar um comentário