19.9.16

Sacola de Palha

Tive a oportunidade de conhecer o CRAB - Centro de Referência do Sebrae - na Praça Tiradentes no Rio de Janeiro.

A visita ao local em si já é um bom passeio, mas uma das exposições  que estão montadas lá atualmente aguçou minhas loucuras. Sou apaixonada por fibras naturais. Mas mais precisamente louca por bolsas de palha. Sim, eu disse louca. Não tenho mais por falta de espaço para acondiciona-las.

A exposição em questão se chama "Origem Vegetal - a biodiversidade transformada" é uma aula de Brasil. Em uma das salas são projetadas imagens da fibra em sua forma original, como é manipulada até chegar ao modo de ser tramada. Em outra são penduradas em cachos os mais diferentes tipos de sementes, frutos que se transformarão em matéria para artesanato, design e indústria.

Mas alem de educativa a exposição é pura poesia. Viaja por recursos elegantes e produtores de sensibilidade; como a declamação de Arnaldo Antunes ou o som que produz a fricção de alguns materiais ao serem beneficiados.

Não preciso nem dizer: na sala das bolsas e cestos fiquei alterada. Ainda bem que fui acompanhada (por sinal obrigada Marcelo por me mostrar o lugar, indicar a exposição é acompanhar meus delírios de consumo) pois a curadoria pegou pesado. Itens do mais usual ao mais inusitado, mas todos com nível de excelência de execução e criatividade.

O Brasil precisa conhecer o Brasil, já dizia o poeta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NoDerivs 3.0 Unported License.