9.3.17

ARTE, MODA E LIVROS

Arte e moda flertam suas produções, pesquisas, discussões. Somos o que dizemos, fazemos e vestimos; se a arte expressa inquietações e problematizações dos sujeitos elas passarão necessariamente pelo modo como nos cobrimos, seja pela perspectiva antropológica da indumentária, seja pela crítica do fenomeno da moda.

Os museus de arte tem percebido o quanto exposições que passem pela temática das vestimentas atraem público. Museus não são espaços de consumo por excelencia: se consumimos arte (e sim, existe mercado de arte estruturado e rentável) antes ela passa por seu propósito ético-estético de crítica social. Mas é preciso convocar e tornar tais pautas palatáveis ao público geral. 

O MET, museu novaiorquino, já produziu mais de 20 exposições em que a roupa é um eixo importante ou articulador das proposições. E quem tem dinheiro/estomago/vontade/tempo de ir a tantas exposições??!!

Uma maneira possível de aproximação da arte é através de catálogos de exposições. Neles temos uma ideia de como curadores pensaram o tema/artista para nos apresentar. 20 dos catálogos das exposições do MET estão disponíveis paara download em seu site oficial. Outro site disponibilizou organizadamente as obras, separadas das demais exposições do museu. Para baixar as obras clique aqui


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NoDerivs 3.0 Unported License.