13.5.10

POR POLÍTICA NA MODA: UTOPIAS REAIS

Hoje durante aula (sem nenhuma relação com meus temas desenvovidos) meu professor fez alusão ao desenvolvimento da costura das bolas de futebol. Ele contava histórias sobre a dureza das costuras que deixavam cabeçadas na pequena área atos de muita coragem. Para quem não sabia, ou não havia reparado, provocou-nos a pensar onde fica o fechamento da bola. Ela é quase totalmente costurada por dentro e a abertura é absolutamente imperceptível.
Referia que a mudança foi no nível tecnológico. Palavra perigosa.
Toda vez que vejo nos olhos do meu filho um brilho de hipnose (e não por deslumbramento) ele refere se tratar das maravilhas tecnológicas. Ele refere que este recurso possui inúmeras qualidades, aplicabilidades... É uma maravilha moderna! Telas touch, comunicação portátil podem lhe trazer (e aos outros também - serzinho social) tantas facilidades...
Então recordo-me da infância em que aprendia a existência e importância do 'ponto atrás' (http://www.decoeuracao.com/2009/08/ponto-atras.html) e o fazia em minhas roupinhas de nariz torcido. Não sou costureira. Não tenho o dom, mas sei, por isso mesmo, o rigor dos gestos que demanda o ponto perfeito.
Quando aprendi a unir retalhos (que hoje sei que passa looonnge da técnica do patchwork - http://www.fazfacil.com.br/artesanato/patchwork.html) aconteceu um sentimento semelhante. Eu tinha em casa uma porção de 'livros' de tecidos de tecelagem. Eram amostras já fora de linha que minha mãe ganhava. Imaginem a mente criativa de uma criança e uma máquina de costura disponível! Mas o desafio era grande quando se inventa algo muito elaborado. Não fui longe. Fiz. Provei para mim que podia, mas o importante é ter percebido que há muitas técnicas que precisamos saber que há quem faça bem e que isso faz toda a diferença.
E aí, o que é então tecnologia? Uma tela que se toca e abre um mundo que não sabemos para o que serve, mas que ainda assim queremos? Ou o aprimoramento de uma técnica que trasforma uma peça que poderia ser repuxada na costura ou torta no caimento em um exemplo do bom trabalho?
Uma bola pode ter passado por tantas máquinas e programas de desenvolvimento, mas sua eficácia no jogo de futebol só é percebida no trabalho invisível das costureiras que inventaram pontos e viras invisíveis. O estudo detalhado da relação da linha com o tecido é uma ação altamente tecnológica na medida que resolve problemas da indústria da moda e outras adjacentes.
Sempre entendi tecnologia como a ação criada para resolver novos problemas. Em minha profissão pode ser o treinamento da escuta. Hoje penso que a escuta está nos mais diversos espaços.
Para finalizar esse texto vai uma relação despreocupada que utilizei em outro texto. No filme 'Bossa Nova', de um dos Barreto, o pai do personagem de Antônio Fagundes é alfaiate. Fixei para sempre uma bela cena: ao chegar um cliente o alfaiate propõe ao cliente que, para saber qual tecido fazer seu traje ele espere o tecido 'falar' o que quer ser... Pura poesia. Uma metáfora para lembrarmos do respeito que devemos ter a atividades em extinção na sua essência. A exaltação dos pequenos ateliês é o reconhecimento de que a moda em sua máxima tecnologia mora lá, nos dedos da costureira e do alfaiate.
Os computadores vêm beeeeem depois. Ou não vêm.

Um comentário:

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NoDerivs 3.0 Unported License.