12.1.11

no blog da pó e aqui: memórias...

Conheci a Pó de Estrela em meados de 2008. Fui conhecer um evento com nome bastante sugestivo: Vão, pequeno espaço de grandes ideias. Minha formação é em Psicologia e, para minha corrente teórica, esse nome traduz muuuita coisa. Para começar a ideia de que a vida não nos proporciona grandes espaços criativos, mas sim o contrário: em pequenos espaços precisamos inventar uma forma genial de fazer sobreviver nosso desejo, trabalhos criativos e um punhado de beleza. Mas lá na “Pó” achei muito mais: uma pequena casa na Rua Alberto Torres que continha uma gama enorme de produtos, pessoas, marcas, eventos, projetos de criatividade ímpares.
No andar de baixo cheguei a conhecer um cantinho com mesa para tomar café. Aliás, como a placa que nunca foi mudada (um estabelecimento que se preze deve ter suas imperfeições humanas...) que referia o local como “Café e décor". Depois ali no cantinho a gente encontrava camisetas descoladas e Melissas bem selecionadas. Nos outros ambientes objetos tão lindos quanto variados: quadros, bolsas, saches de cheirinho, porta-copos, adesivos de parede, toy art, carteiras de tecido, bottons, etc.
Mas os curiosos podiam ainda subir. Os tímidos vinham perguntar se havia algo lá encima. E como havia... Três salas e um banheiro e infinitas possibilidades. Outrora sede da marca feminina fofíssima Espaço Boho; depois do descolado Sander Severiano e mais recentemente da queridíssima Claudinha Palma (e sua colega Barbara Mattivy). Dois dos vários felizes encontros que tive por lá. Nas outras salas rolavam vários eventos maravilhosos e também, durante a semana, aulas de francês de forma superintimista (aliás, combinando com o charme da língua).
No Vão conheci a Laurinha da Oh Moça, e muuuita outras marcas legais (Gracia, Omni Oppe, Laurinda, Lady Cupcake, Muppa & Cuty, dentre outras). Também foi por lá que rolou o projeto (porque é mais do que uma marca) Reino Gato, e também o Brechó do Amigos, do qual tive a oportunidade de participar.
Mas ainda nessa sala, com sacadinha e vidros lindamente decorados com arabescos, que pude fazer o meu Brechó de Troca. Ele não nasceu na Pó, mas tomou outro sentindo lá. Articulou-se com o cenário estético-cultural de Porto Alegre, e dos eventos de moda da cidade. Muita gente conheceu meu trabalho porque esteve associado ao local, é inevitável reconhecer. À Pat e a Paola eu agradeço a oportunidade do espaço e dos papos enquanto aguardava o início dos encontros (e também à participação!).
Eu tenho muitas memórias na loja. Tenho certeza de que muitas vezes ficarei nostálgica, mas só fica assim quem viveu. Nesse caso foram momentos que me remetem a um pequeno espaço que marcou fortemente o comércio portoalegrense. A Pó de Estrela foi mais do que uma loja; foi uma experiência estética de onde surgiram muitos encontros. E como diz o poeta “a vida é a arte dos encontros, embora haja tanto desencontro”. Em 2010 o grande desencontro foi o fechamento da Pó de Estrela.

no blog da pó, com palavras gentis da bimbi: http://po-de-estrela.blogspot.com/2011/01/po-de-estrela-por-hell-soares.html?spref=fb

Um comentário:

  1. te agradeço pelo carinho e esse ano mais eventinhos junto! pode ter certeza! vamos agitar Poa! bjo Bimbi

    ResponderExcluir

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NoDerivs 3.0 Unported License.