13.1.11

post para o blog do progama Alô Pai e Mãe da rádio FM Cultura 107.7

Programa vai, programa vem e um tema que recorre é criançaXconsumo. Sobre quando presentear os filhos uma das polêmicas foi acerca do marketing voltado perversamente ao público infantil. As mães presentes concordaram que a decisão final sobre uma decisão de compra deve ser dada por um adulto, ainda que legitimando a escolha já feita pela criança.
Mas e quanto ao vestir? O quanto é possível permitir à criança inventar um modo de apresentar-se aos amigos? Em grande parte das vezes a criança copiará o modo de vestir de seus pais e cuidadores: o vestido roubado da mãe, a pulseira ou o boné igual ao professor (a), etc. Então é preciso estar atento apenas no universo infantil de seu filho, no que lhe interessa para além do desenho pronto da televisão: o desenho da escola, o estilo de brincadeira, o animal predileto, objetos de interesse, cores que lhe chamam à atenção na mobília da casa e nos em locais em que circula. Se no desenho há um morro e muitos animais fuja de comprar um casaco de couro, botinhas cor-de-rosa ou cores neutras: busque estampas de animais, jardineiras e macacões jeans e tudo que remeta ao campo, à floresta. Mas se o interesse se ilustra num céu de estrelas atravessado por um foguete, invista em abrigos com uma pinta de astronauta, tênis prateados.
Entretanto NUNCA ache que isso é o suficiente. Seu filho é muito mais criativo do que vocês. Então PERGUNTE. Não é essencial levar a criança junto para comprar roupas. Mas às vezes fará toda a diferença na auto-afirmação do (a) guri (a).
E dicas importantes:
- A pele de seu filho tem bem menos proteção do que a sua, então procure tecidos “puros”. Ajuda muito procurar etiqueta de composição. Então prefira 100% algodão ou lã;
- Se não for possível opte por tecidos tecnológicos que permitam o suor “passar” pelo tecido sem ficar em contato da pele. Pergunte aos vendedores quando tiver dúvida;
- As crianças crescem com uma velocidade espantosa, certo? Alguns pais chegam a comprar roupas de tamanho errado por não assimilarem o tanto que seu filho cresceu desde a última compra. Então vai a dica: brechó especializados em roupas infantis. Em Porto Alegre eles já são vários e vão se organizando cada vez melhor. É uma forma de diminuir o impacto financeiro de alguns gastos: alguns aceitam troca-troca e a maioria pode avaliar as roupas em que seu filho não cabe mais e lhe pagar por elas! Eis aqui um pequeno guia da cidade:


Estrelinhas
Avenida Plínio Brasil Milano, 340 – Tel.: 3907-0700 - 8218-4180

Sim Salabim
Rua Gávea, 351 lj 02 - Centro Comercial Ipanema

Brechó Infantil João e Maria
Praça Menino Deus, 73 - Menino Deus

Brechó Nelly Poppe
Rua General João Telles, 529 - Bom Fim
Rato Roeu - Avenida Benjamin Constant, 19 - Lj 33 - 3019-7808
Passa Passará - 5ª Avenida Center - lj 17/18 - Rua Mostardeiro, 120 - 3264.2234
Brechó Infantil Chic Mania - Rua 24 de Outubro, 650 sl 306
Brechó Infantil Cabidinho - Av. João Pessoa, 1361 – 30224399 – 91985979
E ainda brechó infantis virtuais cujas sedes são na capital:
http://cambalhotabrechozinho.blogspot.com/
http://mamaecresci.blogspot.com/
http://www.guiainfantil.com.br/pagina.asp?site=http://bazardasmamaes.blogspot.com/
Quem quer uma peça nova, com cara de criança meeesmo, ou seja, criativa e colorida ficam as dicas:
Lezanfan – Rua Barão de Santo Ângelo,174 – 30727857
Coleção Isabela Capeto para C&A
Bebê Básico – Shopping Iguatemi e Praia de Belas
Green by Missako – Shopping Iguatemi
Hering – www.hering.com.br
PUC – Shopping Iguatemi
É só não esquecer para quem é a roupa, respeitar o desejo do seu mini-dono; e ter carregar a ideia de que ela vai durar (ou ao menos deveria) para mais de um usuário, pois seu filho vai crescer. E depressa.

http://www.alopaiemae.blogspot.com/
O programa vai ao ar aos sábados às 19h 30 min co reprise às quartas-ferias às 13h. É um barato!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NoDerivs 3.0 Unported License.