20.6.11

artepolíticadesignCONTEXTURAsustentabilidadebelezaestudo

Há anos atrás o nome de Annet Anicet chegou-me como uma dessas aparições raras no mundo da moda portoalegrense. A impressão que me causou foi de uma jovem e implicada estilista, que tinha algum dinheiro para sustentar sua fome de saber no exterior europeu, para um retorno feliz em seu atelier planejado.

Pré-conceito.

Filha (e colega) da artista plástica Evelise Anicet, Anne estudou pra caramba. Graduou-se, pós-graduou-se, dá aula. Passou por estudos de desenvolvimento de materiais, processo criativo, dentre outros temas que me fogem por pura ignorância. Anne conhece o que faz.

Se eu parasse por aí teria ficado na avaliação inicial. Mas não pára não.
Custou, custou e consegui um encontro! Fui conhecer Contextura. Ai que nome lindo...


etiqueta singular

É um atelier-loja-galeria, ambiente de produção (que Anne guarda no andar superior apenas para íntimos - com razão, eu acredito) situado na Rua Armando Barbedo, 1091 na Zona Sul de Porto Alegre. O endereço é tão despretencioso como a marca e os produtos de colegas lá vendidos. É bonito, elegante, acolhedor.
A implicação vai além. Anne e Evelise pesquisam o impacto da moda no ambiente.


fachada do atelie Contextura

arara encantada: peças indescritíveis e singulares

É sabido que a indústria têxtil é uma das mais poluentes. A maioria absuluta das matérias-primas não são renováveis. O processo produtivo chega a desperdiçar mais de 15% da matéria-prima. Aqui no RS isso representa mais de 44 tonelada de resíduos tênteis/ano.

E aí? O que se faz com isso tudo? Em Caxias do Sul organizou-se uma entidade que recolhe e distribui, para quem se associa (ao FITEMASUL ou SINDIVEST), este material. É o Banco de Vestuário. O material é distribuído à comunidades carentes com projetos para reutilização destes materiais. Para quem se interessa são fornecidos cursos de design de moda e outros técnicos.

Entretanto o maior problema hoje do reaproveitmento de materiais é a falta de valor agregado: o design não é estudado, não tem contexto, não é regionalizado, é pobre. A pobreza aqui deve ser entendida como pouco esforço para insitar a criação, dom do ser humano, que agrega o potencial para produzir algo novo.
É isso que Anne e Evelise Anicet fazem em Contextura. Hoje a maior pesquisa é em design de superfície, mas eu sei que isso é uma linda e inebriante fase. As peças são quase únicas, dado que são desenvolvidas novas superfícies para cada peça. Cada vestido ou blusa tem a combinação singular que só a produção artesanal pode carregar. São também casacos, lindos acessórios (bolsas, colares, lenços), e mais...


 coleção verão 2011
coleção outono 2011

Mas Anne ainda nos mostra mais... Foi convidada para as reuniões que inauguraram a agenda de discussão para inclusão da Moda como tema para políticas sociais nos Ministérios da Presidencia. Depois de uma conversa com Anne, assisti entrevista de Ronaldo Fraga que discute o tema: onde está situada a moda? A grande dificuldade das discussões foram levar, para os produtores deste sistema, a noção de que prouduto pode ser cultural e não só industrial (aí a Moda seria agregada aos Ministérios, como de Desenvolvimento ou Ciências e Tecnologia).

O que quero dizer é que Moda só é plena se conta um desejo de quem cria: é uma história que não precisa ser relatada; a gente entende quando olha para a peça ou vê toda a coleção.
E Contextura veio nos presentear com esses conceitos, com essa implicação. Anne e Evelise entendem que Moda é Cultura com C maiúsculo. Entendem que cultura precisa ser contexutualizada, estudam e batalham até politicamente por isso.

As duas são vanguardistas em moda sustentável no sentido mais amplo que isso significa aqui na minha capital Poá, uma cidade de bolinhas como chamo. Bolinhas que decoram e contam a minha história de relação de moda e psicanálise. Anne e Evelise contam outra, tão singular quanto a minha. Talvez seja por isso o meu apaixonamento pela marca. Mas não quero saber; quero continuar a me encantar.

fotos: perfil facebook de Anne Anicet

2 comentários:

  1. Eu estive là e fiquei encantada mesmo com as peças.
    Parabéns à Anne e aos colaboradores!

    ResponderExcluir
  2. TENHO A IMENSA SATISFAÇÃO DE DIZER QUE SOU ALUNA DESTA PESSOA MARAVILHOSA QUE É A ANNE ANICET!
    PARABÉNS ANNE E EVELISE!

    ResponderExcluir

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NoDerivs 3.0 Unported License.