5.5.13

QUANTO O OLHAR DO OUTRO É PERMITIDO

Quando os blogs de looks diários começaram achei chato e sem propósito. Até encontrar a Cris Guerra que tem uma disciplina fenomenal, é educadíssima, fomentava marcar menos conhecidas e tem uma história que cruza em sentido com o propósito do Hoje Vou Assim: acompanhar uma gestação com evento dramático e manter a serenidade depois do luto... (A Cris era fotografada diariamente por seu namorado/marido durante uma gestação. Ele faleceu e ela começou, logo em seguida a retomar as fotografias diárias: deu sentido a um luto e estabeleceu um ato, um trabalho, um compromisso.)
Bem o resto foi o resto. Com raras exceções (como o bem humorado hojevouasimoff, por exemplo) o modelo virou padrão e o fast fashion impera.
Ao meu ver muito por fruto deste (fast fashion) em associação com a falta de um olhar outro, alguém que olhe este sujeito-vestido e lhe atribua sentido. Partilho da ideia de que o outro tem um papel essencial no nosso desejo, na produção de sentido. 
Eis que "me cai" o site do Tumblr "What Ali Wore" (acesse aqui). Um senhor de oitenta e alguns anos que passava diariamente pelo trabalho de uma fotógrafa e garçonete que viu ALGUÉM ALI. Um Alguém, um sujeito, um Senhor, um Ali. Se vestindo de forma singular Ali, um alfaiate excêntrico, deixa-se fotografar. Os comentário dão um tom de verdade, na minha opinião.
É claro que, em alguma (grande) medida a fotógrafa se promove. Mas se promove olhando para alguém, transformando seu dia-a-dia e o dia de Ali, que parece estar divertindo-se com tudo isso.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NoDerivs 3.0 Unported License.