17.8.16

EU FUI - Fórum RJ

"EU FUI" é uma nova sessão (que na prática já existia) aqui do blog. Não sou onipresente: taaaantas coisas, eventos, cursos, palestras, discussões, fóruns que eu gostaria de ir e não consigo... Mas o foco é pensar em fazer esticar o que se faz, valorizar cada passo da vida, do trabalho. Isso mesmo: estou compartilhando algo em que pude estar presente e que rendeu um material para vocês apreciarem também. 

Então lá vai... 

Logo após a defesa de minha dissertação de mestrado enlouqueci e "fugi" pro Rio. Mas os motivos foram incríveis: Fórum RJ do MinC e conhecer a Malha.cc

O que é isso tudo? 

Após inserção no Ministério da Cultura a pesquisadora e editora Kathia Castilho passou a organizar uma série de Fóruns (RJ e SP) para apresentar o Plano Setorial da Moda, projetos que mostram sua (in)viabilidade, aplicação. Um espaço para o setor da moda se ouvir, queixar-se, levantar demandas, valer-se das promessas do plano. 

No Fórum RJ o tema foi patrimônio e memória. Aconteceu no Museu Histórico Nacional (!!!!) com visita técnica ao futuro Museu Zuzu Angel (!!!). 

O Fórum no Museu Nacional contou com duas mesas com presenças do diretor do Museu e: Maria do Carmo Rainho, Márcia Bibiani, diretora do Museu da Baronesa e Michelle Benarush, Hildelgard Angel, Márcia Merlo e Kathia Castilho. 

Ficou claro o quanto precisamos avanças nas políticas públicas para o setor no que tange ao resgate histórico de moda e indumentária do país. Faltam recursos, mão de obra, quebra de estigmas. A moda ainda é tomada como futilidade e não como produção cultural de um povo. 

Seguem registros dos encontros e da linda visita ao futuro Museu Zuzu Angel. 

Maria do Carmo Rainho na apresentação de sua pesquisa
 Apresentação do projeto do Museu da Baronesa
 Hilde Angel apresentando o projeto do Museu Zuzu (emoção pura)
 Detalhe da fachada da casa.

 Fotografia histórica: as duas diretoras de museus de moda do RJ - Hilde e Márcia Bibiane
Olha eu ali ao lado da Kathia Castilho!!

 Para assistir as mesas do Fórum RJ clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NoDerivs 3.0 Unported License.