"EU FUI" é uma nova sessão (que na prática já existia) aqui do blog. Não sou onipresente: taaaantas coisas, eventos, cursos, palestras, discussões, fóruns que eu gostaria de ir e não consigo... Mas o foco é pensar em fazer esticar o que se faz, valorizar cada passo da vida, do trabalho. Isso mesmo: estou compartilhando algo em que pude estar presente e que rendeu um material para vocês apreciarem também.
Então lá vai...
Logo após a defesa de minha dissertação de mestrado enlouqueci e "fugi" pro Rio. Mas os motivos foram incríveis: Fórum RJ do MinC e conhecer a Malha.cc
O que é isso tudo?
Após inserção no Ministério da Cultura a pesquisadora e editora Kathia Castilho passou a organizar uma série de Fóruns (RJ e SP) para apresentar o Plano Setorial da Moda, projetos que mostram sua (in)viabilidade, aplicação. Um espaço para o setor da moda se ouvir, queixar-se, levantar demandas, valer-se das promessas do plano.
No Fórum RJ o tema foi patrimônio e memória. Aconteceu no Museu Histórico Nacional (!!!!) com visita técnica ao futuro Museu Zuzu Angel (!!!).
O Fórum no Museu Nacional contou com duas mesas com presenças do diretor do Museu e: Maria do Carmo Rainho, Márcia Bibiani, diretora do Museu da Baronesa e Michelle Benarush, Hildelgard Angel, Márcia Merlo e Kathia Castilho.
Ficou claro o quanto precisamos avanças nas políticas públicas para o setor no que tange ao resgate histórico de moda e indumentária do país. Faltam recursos, mão de obra, quebra de estigmas. A moda ainda é tomada como futilidade e não como produção cultural de um povo.
Seguem registros dos encontros e da linda visita ao futuro Museu Zuzu Angel.
Maria do Carmo Rainho na apresentação de sua pesquisa
Apresentação do projeto do Museu da Baronesa
Hilde Angel apresentando o projeto do Museu Zuzu (emoção pura)
Detalhe da fachada da casa.
Fotografia histórica: as duas diretoras de museus de moda do RJ - Hilde e Márcia Bibiane
Nenhum comentário:
Postar um comentário