25.10.12


58ª Feira do Livro de Porto Alegre
Moda e Literatura – A imagem do dândi: beleza, exotismo e perversidade

Só os tolos não julgam pelas aparências.” (personagem Dorian Gray de Oscar Wilde)
Muitos dos grandes autores da literatura se debruçaram sobre essa figura exótica eimpecável do século XIX, seja ironizando-a, descrevendo-a ou a utilizando como inspiração para personagens sombrios, belos e decadentes.
“O Retrato de Dorian Gray” e seu autor Oscar Wildesão referências fundamentais do universo dândi e serão discutidas neste encontro, trazendo todo o sarcasmo, afetação e genialidade que as envolvem.
Além de Wilde, a apresentação traz uma análise dos elementos da moda e as representações do dândi em personagens literários como: Jean Des Esseintes do livro "Às Avessas" de Joris-Karl Huysmans,e Jacinto de Tormes de "A Cidade e as Serras", romance de Eça de Queirós. Serãocomentadas as relações na construção dos universos estéticos em que se inserem essas figuras masculinas e as referências de moda representadas nas obras citadas.
O Dandismo é um estilo atemporal, embora sua aparência se modifique no percurso da história, a essência dândi está presente em figuras notáveis de todos os tempos. Se no século XIX tivemos Brummel, Wilde e Byron, o rock’n’roll também já chamou Bowie, os Stones e outros tantos de Dândis da contemporaneidade. Esse estilo parece conter sempre algo de britânico enraizado na excentricidade de uma elegância impecável e transgressora. Neste evento o modamanifesto em parceria com a Volt Project lançará um ensaio fotográfico, com fotos de FransciscoSoll, que traz os Dândis de outrora perambulando pelo presente.
Moda e Literatura – A imagem do dândi: beleza, exotismo e perversidade
Data: 27 de outubro
Hora: 14h
Local: Museu Júlio de Castilhos - Rua Duque de Caxias, 1205 - Centro Histórico
Participantes: Ana Carolina Acom, Raphael Scholl e Ulisses Carrilho

Ana Carolina Acom é especialista em Moda, Criatividade e Inovação pelo SENAC–RS e graduada em filosofia pela UFRGS. Leciona como professora convidada em instituições como Unisinos, Feevale, Uniritter, IndepIN entre outras. Colunista e produtora do site modamanifesto.com, atua como pesquisadora e consultora de moda e semiótica das vestimentas. Possui artigos publicados em diversas revistas e sites do país.
Raphael Schollé Doutorando em Educação pela PUCRS, Bacharel em Design de Moda e docente do Curso de Moda da Universidade Feevale. Atua em pesquisas na área de História da Educação e da Moda, com ênfase nos temas da educação feminina e ensino de artes aplicadas e industriais.
Ulisses Carrilho é jornalista formado pela PUCRS, pesquisador e crítico de arte. Tem passagens por comunicação de marcas de moda e no Museu de Arte Contemporânea-RS. Hoje é comunicador e responsável pelo programa Elefante na rádio minima.fm .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NoDerivs 3.0 Unported License.