25.10.12

MAIS UM ESPAÇO POSSÍVEL DE MODA E CULTURA

Ao invés de ficar aqui divagando vou me fazer pelas palavras da Rosane Pereira sobre o lugar. 




Clássica com Pimenta: Um lugar-presente
Seria possível pensar que a partir da ideia de comprar uma roupa, muitas outras coisas aconteçam? Por exemplo, comprar um livro de poesia ou ficção, apreciar obras de arte expostas, ou ainda, encontrar escritores, psicanalistas e artistas que vão conversar com você sobre um tema de interesse da cultura e da estética? Claro que sim, se percorremos vários lugares. Porém não é tão comum assim que tudo isso aconteça no mesmo lugar, mesmo se quando compramos uma roupa, estamos fazendo uso de nossa sensibilidade e tentando ser o mais parecido possível com a imagem que temos de nós mesmos. Afinal, nossa primeira experiência estética acontece muito precocemente, quando ainda nem temos o acesso à palavra ou à autonomia de nossos movimentos. É quando o olhar de um outro, atrás de nós, nos olha nesse espelho e nos diz ´´este é você!´´. Qualquer um que observe os bebês diante do espelho, pouco antes do segundo ano de vida, sabe o que é isso. É a partir daí que nos diferenciamos do outro, é quando nos tornamos alguém, um ´´eu´´ que se constrói a partir de um ´´você´´. Então, é o olhar do outro que nos dá os limites e a dimensão estética de nosso corpo, nos confirmando em nossa diferença. Isso é o narcisismo. Passamos a vida inteira ratificando essa experiência dizendo a nós mesmos e aos nossos outros: ´´este sou eu´´, e para isso, muitas vezes, recorremos à roupa que vestimos, à leitura que nos interessa, à obra de arte que nos fascina, à música que nos transporta. Tudo isso nos serve de ´´envelopes do corpo’’, de marcadores de nossa singularidade.
A Clássica com Pimenta é uma loja coerente com sua própria essência, a de proporcionar a quem vai ali em busca de uma roupa, uma experiência estética particular. O interior é organizado de um jeito que não sabemos se somos olhados pelo lugar ou se somos nós que olhamos para o lugar. Então, também não surpreende que ela vá bem além de sua proposta de oferecer uma roupa única, de estilistas escolhidos. Ela também ocupa seu espaço com exposições de arte, livros de poesia e ficção, e tem ainda um projeto de promover encontros regulares e temáticos com a psicanálise, a literatura, a música, a poesia e as artes plásticas.
Um lugar desses é como um respiradouro, em tempos de cultura do ressecamento da sensibilidade. Um espaço de expressão assim proposto é sempre um espaço de subversão dessa quase fobia ao pensamento e à busca da beleza da vida interior.
Por isso, bem-vindos os que buscam esse encontro com a delicadeza, pérola tão rara em nossos dias.

Rosane Pereira – Psicanalista e escritora 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NoDerivs 3.0 Unported License.